segunda-feira, 23 de agosto de 2010

low tech


O desastroso final de semana me fez pensar e cá estou. Tá certo, desastroso foi um pouco exagerado, foi só um café da manhã entre amigos e nossos filhos que acabou em muita briga, berros e choradeira. O restaurante tem uma salinha para crianças. Com Wii. Eram umas 7 crianças, contando com outras mesas, e dois controles. Faça a contas. Fez? Sete dividido por dois = catástrofe.
A certa hora, depois de muitas tentativas de administrar a zona de guerra nada virtual que a salinha virou, entre um croissant e um cappucino uma das mães me perguntou se eu tinha mais de uma TV em casa. Respondi que não, e que as brigas estavam começando a escalar por causa da diferença de interesses: Matraca-Trica quer deixar no Sports Channel 24 horas por dia enquanto Fofoquinha quer assistir esses seriados enjoadinhos para meninas pré aborrescentes.
Hoje leio uma matéria sobre as crianças e adolescentes que dormem menos de 8 horas por dia e suas consequências. A maior causa dessa tendência mundial é a TV no quarto e a permissividade dos pais em administrar o tempo de TV, computador e jogos. As consequências não são nada boas, vão de queda de imunidade até baixo aproveitamento escolar.
A conversa da mesa evoluiu para ter ou não mais de uma TV para acabar com as desavenças domésticas e quanto tempo iria resistir a comprar outra.Não vai aguentar muito tempo, me disseram.
Pois digo à vocês: não vai haver outra TV em minha casa em nenhum outro cômodo, se eles quiserem uma que comprem com seu (futuro) dinheiro. Assim como não tem Wii, o tempo no computador é limitadíssimo- meia hora no final de semana quando eu estou de bom humor e não tem outro programa ao ar livre- e vai demorar muito para que eles tenham qualquer outro joguinho.
O melhor caminho para minha família, quando existir divergência de opiniões sobre qual canal assistir, é desligar por completo a telinha. Pronto, acabou-se o problema.
Tem um mundo enorme lá fora, eles que vão carpe diem como se faz desde o princípio dos tempos.







3 comentários:

Marci disse...

standing ovation!!!!!!!
se metade das maes tivessem o teu ponto de vista a caca que tem por ai seria bem menor!!!!!!!!
to contigo e nao abro!!!

Kah disse...

Aqui em casa também temos só uma televisão e todo mundo diz que não vai demorar estaremos comprando outra, e olha que só temos uma filha. rsrs
Mas pretendo me manter firme também.
Acho que bem mais interessante que assistir é viver!
-
Adorei as 10 coisas que te tiram do sério!
E fiquei feliz que gostou do selinho!
Beijão! Boa semana.

Coisas de mãe disse...

Oi Flavia, tudo bem?

Fico imaginando a cena, cada criança num quarto com uma TV. E se forem 3 filhos: 3 comodos, 3 TVS e 3 crianças. 4 filhos? 4 Tvs, 4 comodos? Não qquero se indelicada mas... hehehe Melhor não me intrometer na vida da tua amiga ne? Eu certamente iria arranjar sarna pra me coçar. Sou careta. Teve no quarto não pode.Talvez depois dos 18 tststs O PEdro ganhou um Wii de aniversario. A lista de nãos e dos horarios que pode é tão grande.... tadinho!! Mas ele ta feliz da vida.Por sorte moro numa chacara, então ele alterna momentos de WII com momentos de acariciar carneiros e dar comidas para o pato. Acho que o equilibrio está saudadavel!!! hahahahaha
beijos

Pati

http://coisasdemae.wordpress.com