terça-feira, 18 de maio de 2010

monkey see, monkey do


...Monkey get in trouble too.

Estava um dia gostoso no parquinho, sol, crianças correndo em todas as direções, risadas infantis por todo lado e muita pipoca no chão sendo devorada por passarinhos em voos rasantes.
Matraca-Trica veio correndo em minha direção, saltitando com aquela graça que só as crianças sabem fazer, parou a uns 2 metros e berrou, de pulmões abertos, para quem quisesse ouvir:
-Mamãe, você é uma xis-ó-xis-ó-tê-a.
Ahhhh, uma sinfonia para meus ouvidos. Que orgulho, meu filho de 5 anos aprendeu uma palavra nova e não teve medo de usá-la. Antes de continuar, quero deixar bem claro que estou sendo sarcástica sobre o assunto, certo? Não quero nenhuma dúvida a respeito disso.
Antes que eu pudesse esboçar qualquer reação, ele já tinha escafedido pelos brinquedos. Aí a gente faz o quê? Você eu não sei, mas levantei e fui atrás, só para ouvir Matraca-Trica chamando um menino mais velho de xis-ó-xis-ó-tê-a, depois uma bola porque ele errou o chute e mais tarde, para meu horror, uma vovó que estava sentada alí no banco. Uma benção da natureza ela estar meio surdinha, acho que não percebeu o que estava acontecendo.
Eu ia perguntar quem havia ensinado aquela palavra para ele, mas pensando bem cheguei à conclusão de que Matraca-Trica com certeza ouviu da boca de um menino maior e resolveu que seria bacana imitar. Fiquei debatendo se deveria ter uma daquelas conversas sérias ou se deixaria passar batido, na esperança de que ele esquecesse o assunto.
Uma profunda preguiça de ter que lidar com o assunto em um dia tão bonito me fez escolher a segunda opção.
No final da tarde, sol se pondo, tive a confirmação que minha escolha havia sido correta. Tive certeza de que Matraca-Trica iria esquecer sobre o assunto quando o ouvi chamar Fofoquinha de "você é uma cocô, xixi e uma jota-ô-jota-ô-dê-a" em uma rusga fraternal.


2 comentários:

helena disse...

Adorei! E sei que vou ter a mesma profunda preguica de lidar com os mesmos assuntos em breve... :-(

Porque, minha amiga virtual, se tem uma coisa que nao falha eh isso: todas nos, maes, mais cedo ou mais tarde passamos por estas situacoes... :-S

bjs,
Helena

Carol Garcia disse...

Coisas da maternidade.
ser mãe é, no mínimo, saber lidar com as armadilhas de vocabulário...
kkkk
bjo
carol
viajandonamaternidade.blogspot.com