terça-feira, 27 de abril de 2010

ser mãe é.... atrapalhar


Caso 1

Homem Fluido não é muito chegado em sopa. A mãe, que afinal de contas é a mãe dele, faz questão de sentar com ele na hora do jantar, conversar e até fazer aviãozinho na tentativa de que ele pelo menos experimente uma colherada. Mediante o fiasco, ela resolve cortar a sopa do menu familiar.
Alguns dias depois Homem Fluido vai jantar na casa da vovó. A mãe, que é a mãe, vai buscá-lo. Ela pergunta se ele jantou direitinho e para sua surpresa, vovó responde que ele bateu uma pratada de sopa e pediu mais. O que, como assim??? Mamãe, hoje eu experimentei sopa e agora eu adoro!

Caso 2

Dia de sol na piscina. Fofoquinha encontrou Pedrita e estavam a brincar na piscina rasa enquanto eu e a mãe de Pedrita conversávamos dentro da água. Fofoquinha me perguntou se podia ir na parte funda, ir até a outra borda, 25 metros adiante. Ela já está acostumada, respondi que sim. Fofoquinha então perguntou a Pedrita se também gostaria de ir. Pedrita respondeu que não que tinha medo. A mãe ao seu lado, confirmou. Lá se foi Fofoquinha para um lado e a mãe da Pedrita para outro, buscar qualquer coisa lá longe em sua chaise long. Matraca-Trica quis acompanhar a irmã. Com ele eu normalmente acompanho caso ele fique cansado no meio do caminho. Levo sempre uma bóia. Ele perguntou para Pedrita se ela não gostaria de ir com ele. Ela procurou pela mãe, não a viu por perto e respondeu: Quero sim.
Lá fomos nós, para meu espanto, até a outra borda, todos batendo os pés e ensaiando um nado crawl. A mãe de Pedrita já tinha sacado o que estava acontecendo e nos encontrou lá, boquiaberta. Em tempo de vê-la voltar por onde veio.

Conclusão: por mais que amemos as crias e queremos ensiná-los, protegê-los e ver suas conquistas, nós só atrapalhamos. Eles esperam pacientemente o minuto em que damos as costas para se sentirem confortáveis e seguros para dar aquele passo à frente que nós adoraríamos filmar, fotografar ou simplesmente ter a chance de encher os olhos d'água e o peito de orgulho. Essa é uma condição da maternidade que nunca nunca vou me conformar.


2 comentários:

Anônimo disse...

Fantástico, 2 situaçoes que descrevem com fidelidade a cara de "blaaaahhhhh" que eu fico quando explico "nao, ela ainda nao usou a privada" ou "nao precisa insistir, ela nao come isto" e quando volto lá esta a pequena toda pimpona fazendo seu primeiro xixizinho no vaso, ou a maior comendo alcachofra na maor satisfação...

Coisas de mãe disse...

Flavia, continuo lendo teus post (estou na 2ª etapa) e estou amando teu estilo! Muito legal.

E nõa se preocupe, tem mãe que não esquece o filho na escola, mas desliza em outra coisa. Todas deslizamos, todas somos humanas. Eu sou humamérrima! hahaha

Gostei da visita.

Quando o livro for lançado te aviso. Como escrevi e diagramei, tive controle da situação e o processo foi bem rápido!

Te linkei tambem!

beijos

Pati

http://coisasdemae.wordpress.com