sábado, 10 de outubro de 2009

criando david bowie

O título do post não corresponde bem aos meus sentimentos. Pensando bem, Matraca-Trica está mais para Ziggy Stardust. Isso dito, quero dizer que estou adorando ter um menino em casa que não tem um pingo de receio em usar o corpo e a moda como forma de expressão. Sou uma grande defensora em deixar crianças se expressarem da maneira que quiserem sem se prenderem a nenhum estereótipo preconceituoso do mundo de gente grande, como vocês já leram nos posts "Boas e paetês, com muito makeup" e "Closets".
Entra em cena, no programa de férias, um monitor chamado Tio Bob. Depois de dois dias de programinha, estou ajudando Matraca-Trica a se vestir para sair e ele me pede para fazer o cabelo igual ao do Tio Bob. Gente, eu sou uma boa Edward Scissorhands mas não faço milagres. O apelido que as pessoas dão na padaria e na feira para Matraca-trica é "Alemão". Tio Bob, por sua vez, usa um black power descolado com as pontas juntas formando uma grande estrela ao redor de sua cabeça. Sacou? Fiz o que era humanamente possível e lá foi ele parecendo o Supla brincar no programa de férias. Todo orgulhoso em chegar para o Tio Bob e dizer que o cabelo deles estava i-gual-zi-nho.
Matraca-Trica não é nem um pouco tímido ao usar acessórios. Fomos brincar um dia na casa de um casal amigo. Alguns dias depois- acho que ele precisa de um tempinho para digerir o que vê- lá vem ele de novo: Mamãe, quero sair bonito. Faz meu moicano? Fui pegando o gel com a maior tranquilidade do mundo (pode faltar comida aqui em casa, mas tubo de gel nem pensar!) achando que o assunto estava encerrado alí mesmo. Ledo engano, depois do gel veio outra pergunta: Mamãe, menino usa anel? Isso vindo de uma criança que já estava com o cabelo todo para cima, colar, óculos escuros e batom da irmã. Respondi que sim e ele me pediu um emprestado. Dei. "Mamãe, posso usar o anel igual ao tio outro dia?", perguntou ele colocando o anel no dedão. Matraca-Trica-olhos-de-lince não perde um detalhe que ele possa incorporar mais tarde. Aonde será que o tio usava anel?
O moleque tem 4 anos e já é um fashion statement. Ele passa 5 minutos com a gaveta de meias aberta para escolher dois pés de meia de pares diferentes para calçar. Só porque ele achou bacana e diferente. E mostra para todos os amiguinhos, que daqui a pouco vão imitá-lo, assim como fizeram com o moicano (quando as mães colaboram, o que é raro).
A única coisa que me deixa mal humorada é quando gente grande vira para ele-depois de olhar a produção toda- e diz que meninos não usam certas coisas. Ô gente estraga-prazeres.

Um comentário:

Gisela disse...

A mãe do David Bowie deve ter sido igualzinha a ti... pra sorte nossa.