terça-feira, 1 de abril de 2008

por favor apertem os cintos.

De verdade.
Antes que alguém comece a reclamar que apertar mais o cinto não dá, que a culpa é da crise da bolsa americana e desses políticos corruptos, adianto que não se trata da economia, da classe média que continua a ser esmagada ou da quebra da bolsa em 29.
Eu levo e trago minhas crias da escola todo dia. Vou contar uma coisa que todo mundo que tem filhos já sabe: transportar crianças dentro de um carro é como estar dentro de um fusca sem janelas com cinco macacos selvagens e três polvos dentro, todos eles sentados em cima de formigueiros. Isso independe se você está transportando uma ou quatro crianças. Imaginou a cena? Parece familiar?
O que vejo todo santo dia na entrada e saída da escola só muda de marca e cor de carro: crianças soltas nos bancos de trás e (!!!) da frente, agindo como crianças agem: pulando, brincando, brigando com o outro, pedindo atenção, etc. Porque essas crianças não estão em suas cadeirinhas e afiveladas com cinto de segurança? Várias mães responderam que é porque elas não querem e dão piti se a colocarem na cadeira com cinto.
Quem manda em casa, mesmo? Estou confusa.
Minha cria mais velha tem quase 6 anos, nunca andou sem cinto de segurança nem booster em sua pequena vida. Nos Estados Unidos, a lei é muito clara:menores de 7 anos tem que estar de cinto, com booster ou car seat e no banco de trás. Se um policial te para e tem alguma criança solta no banco de trás (não estou nem considerando o banco da frente, tamanho seria o absurdo), todo mundo desce do carro aonde estiverem e o carro é guinchado. Você que se vire para chegar em casa.
Sua cria chora, esperneia e dá piti? Pois bem, pare o carro e espere. Diga que o carro só vai andar quando o cinto estiver afivelado. Se a cria for diminuta para entender isso, coloque-a na cadeirinha e deixe-a chorar. Ligue o carro e vá embora. Na terceira vez que você fizer isso, ela já vai estar conformada que esta é mais uma regra da vida como escovar os dentes três vezes por dia ou tomar banho. Se a cria for acostumada desde bebê, você não deve ter muito problema.
Pausa para momento verdade: confesso que eu tive, com a cria maior. Ela deveria ter uns quatro anos e decidiu que era bacana desafivelar o cinto com o carro andando. Eu simplesmente encostava no primeiro meio fio seguro que achava e alí ficava até ela se afivelar novamente. Conheço vários lugares bons para parar o carro pela cidade, se alguém precisar de dicas...
Isso durou 1 mês. Depois de micar em meio fios por até 15 minutos toda vez, ela desistiu e hoje alerta que todo mundo que entra no carro precisa estar de cinto. A vovó dela de vez em quando desafivela seu cinto antes de estacionar na garagem e a cria chama sua atenção na hora. That´s my girl!

Um comentário:

Cinara disse...

Concordo em gênero, número e grau, Flavia! Meu filho tem 9 anos e também nunca andou solto dentro do carro. Só aposentei o booster porque meu filho cresceu e o treco ficou pequeno. Agora ele anda com o cinto de 3 pontas numa boa, sempre no banco de trás. Só que está contando os dias para fazer 10 anos e poder andar no banco da frente! Eu nem sei onde ele ouviu isso, e nem se a informação procede, mas vou me informar. Além de pensar na segurança dele, também não quero levar uma multa! (Se não existe multa pra isso, devia existir!)
Beijos e parabéns pelo blog!